segunda-feira, 13 de novembro de 2017

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO


O Dia Mundial da Alimentação é celebrado, desde 1945, a 16 de outubro, data da criação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). O objetivo é alertar para a fome, a desnutrição, a pobreza que ainda existe em muitas partes do mundo e, em especial, ajudar os países em desenvolvimento a obter os recursos económicos e técnicos necessários para conseguirem produzir a sua comida.
O tema deste ano é:
MUDAR O FUTURO DA MIGRAÇÃO. INVESTIR NA SEGURANÇA ALIMENTAR E NO DESENVOLVIMENTO RURAL.

MIGRAÇÕES
Grandes grupos de pessoas e famílias partem das suas terras, umas em busca de proteção, outras de melhores condições de vida. O aumento de conflitos, a instabilidade política, a fome, a pobreza e as mudanças climáticas contribuem para as migração.
Nos países que as recebem, a partilha de espaços e outros recursos podem criar problemas ou tensões, como temos assistido nos últimos anos.
As migrações são um grande desafio de hoje. 

FOME E POBREZA
Sabemos que existem 2,1 mil milhões de pessoas pobres e que, dos 800 milhões que passam fome, a grande maioria vive em áreas rurais.
Muitas delas mudam-se para as grandes cidades em busca de emprego e melhores condições. Os que permanecem nas suas terras, sobrevivem com muita dificuldade, essencialmente no acesso a dinheiro para investir nas suas culturas.
Durante a Cimeira das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável 2015 em Nova Iorque, 193 países comprometeram-se a acabar com a pobreza e a fome, a proteger o planeta e a assegurar a prosperidade para todos - FOME  ZERO em 2013.
Todos os dias deitamos fora imensa comida que poderia ser aproveitada.
Sabias que um terço da comida produzida no mundo é desperdiçada?

Folheto a trabalhar com os alunos

Livros para ler e ouvir
Clica para ouvires a história

 Se quiseres treinar os teus conhecimentos clica AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...