quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dia Mundial da Não Violência e da Paz nas Escolas

O dia 30 de janeiro é o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas. Criado em 1964, foi uma iniciativa de um pedagogo e poeta espanhol Lorenço Vidal. Teve como objetivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não Violência e pela Paz. Nesta data (dia da morte de Mahatma Gandhi), procura-se igualmente sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos junto das escolas de todo o mundo. No mundo atual é fundamental que todos os países se comprometam a educar a população no sentido da promoção dos valores da não-violência e da paz. A escola deve ser um dos agentes desses ideais. Não quer, pois, a nossa escola deixar de comemorar este dia. As bibliotecas do agrupamento, propõem a realização de um pequeno debate em torno da temática permitindo uma reflexão sobre o tema da violência. Pretende-se sensibilizar os alunos para a tolerância, a solidariedade, o respeito, a justiça, a liberdade, o diálogo, a reconciliação. 
 Assiste a este vídeo: 

 A todas as turmas irá ser lida a CARTA PARA UMA ESCOLA SEM VIOLÊNCIA da responsabilidade da Direção do Agrupamento. Eis o seu teor:
No mundo atual é fundamental que todos os países se comprometam a educar a população no sentido da promoção dos valores da não-violência e da paz.
A escola deve ser um dos agentes desses ideais. Não quer, pois, a nossa escola deixar de comemorar este dia. Estamos conscientes de que este esforço não poderá ser feito só por alguns e terá de envolver todos.
Assim, o que vos propomos é que no dia 30 de Janeiro não se verifique qualquer sinal de violência: nem insultos, nem agressões físicas ou morais, nem discriminação, nem desrespeito. Há sempre outra maneira de resolver conflitos.
Esperamos que, com sinceridade, te disponhas a respeitar este compromisso pela paz.
O nosso mundo ficaria melhor se, depois deste dia, conseguires renovar este compromisso por mais um dia, e outro e outro…
A Direção do Agrupamento
  Algumas frases inspiradoras:
 “As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.” Madre Teresa de Calcutá 
"Não há caminho para a Paz - a Paz é o caminho.” Gandhi
 “Creio que a violência apenas constrói muros. A não violência convida-nos a desconstruir muros e construir pontes. Os muros que separam os homens não são somente aqueles feitos de tijolo que dividem a terra para não partilhar. Existem ainda muros dentro do coração e do espírito dos homens. São muros de de desprezo, de rancor, de sentimentos de medo. Os que honram a inteligência, têm a coragem de derrubar os muros e construir pontes que permitem que os homens se encontrem, se reconheçam e se compreendam. Irina Bokova, Diretora-geral da UNESCO 

 Lembra-te “A Paz também depende de ti”

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...